• Contribuição Sindical 2017

O pagamento da Contribuição Sindical é obrigatório a todo Corretor de Imóveis no exercício da profissão.

1. O que é Contribuição Sindical?
É uma cobrança prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho, artigo 578) e devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal.

2. A Contribuição Sindical é obrigatória?
Sim. O pagamento da Contribuição Sindical é obrigatória a todo corretor no exercício da profissão e credenciado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI- 6ª Região), independente da condição de ser filiado ou não ao Sindicato.

3. O que acontece caso eu não pague o Contribuição Sindical?
O não pagamento pode acarretar o ajuizamento de ação de cobrança, conforme o artigo 606 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O CRECI/PR também será comunicado para a adoção de medidas previstas pelo artigo 599 da mencionada Lei.

4. Se eu estiver inadimplente em relação a Contribuição Sindical, como faço?
Entre em contato com a Secretaria do SINDIMÓVEIS-PR. Após o envio da primeira cobrança, será enviado um segundo boleto para pagamento, de preferência em Casas Lotéricas ou em qualquer agência bancária até o vencimento.

5. Mesmo não sendo filiado ao Sindicato dos Corretores de Imóveis, eu devo pagar a Contribuição Sindical?
Sim. Independente da condição de ser filiado ou não ao Sindicato, o Corretor de Imóveis deve pagar a Contribuição Sindical pela opção da profissão.

6. O que é o SINDIMÓVEIS/PR?
É o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Paraná, que representa e defende os interesses dos Corretores de Imóveis.

7. Por que filiar-me ao SINDIMÓVEIS/PR?
Ao filiar-se ao Sindicato, estará contribuindo para que a entidade represente e faça com que o exercício profissional do Corretor de Imóveis tenha o respeito e o conhecimento que merece.

8. Ao me tornar um filiado, quais são os benefícios que eu tenho?
O SINDIMÓVEIS/PR oferece como benefícios planos de saúde para você e para sua família; convênios médicos, laboratoriais e odontológicos; descontos em anúncios em jornais; assessoria jurídica gratuita; acesso a Sala do Corretor com direito a uso da internet; acesso ao CuritibaMaisImóveis e ParanáMaisImóveis - portais de anúncios de imóveis; entre outros.

9. Devo pagar alguma taxa caso eu me torne um filiado do Sindicato?
Sim. Todo Corretor de Imóveis sindicalizado deve pagar a Anuidade.

10. O que é a Anuidade?
É a contribuição associativa paga ao Sindicato para auxiliar na luta pelos interesses da classe dos Corretores de Imóveis, além de garantir os benefícios que a entidade oferece.

11. A Anuidade é obrigatória?
Sim, somente para corretores filiados ao SINDIMÓVEIS/PR.

12. Qual a diferença entre 'Contribuição Sindical' e 'Anuidade'?
A Contribuição Sindical é uma contribuição obrigatória, prevista em Lei, a qual estipula 30% do salário mínimo em exercício e recolhe. Lembrando que isso se aplica ao Corretor de Imóveis que trabalha como profissional liberal. A partir do momento em que o Corretor de Imóveis tem o número do CRECI, ele deve pagar essa Contribuição Sindical. Não há proporcionalidade e normalmente o vencimento desse imposto é sempre no dia 28 de fevereiro. Já a Anuidade só paga quem é sindicalizado.

Confira a tabela de 2017

Anuidade 2017

Pagamento até 15/01/2017 = R$ 250,00
ou parcelado em 04 vezes de 70,00 -  Caso for fazer o parcelamento entrar em contato com o departmento Financeiro

Contribuição Sindical 2017
Vencimento dia 28/02/2017 - R$ 264,00
*Após essa data, multa e juros de conformidade com deliberação do Conselho Deliberativo da FENACI e o novo Código Civil.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3095-5500